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segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Bordieu e a Educação- Resumo Informativo

Capítulo 01- Entre o subjetivismo e o objetivimo: em busca de uma superação
 
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar que Pierre Bordieu distancia-se, analisa e julga as formas subjetivistas e objetivistas de conhecimento, impedindo que a própria Sociologia possa limitar-se as explicações sobre ações, percepções e propósitos realizados pelos membros de uma sociedade. O subjetivismo se opõe ao objetivismo quando se caracteriza pela separação que promove em relação à experiência imediata, que seria a estruturação por relações objetivas que não levam em consideração a intencionalidade individual. É definido então que o objetivismo tem condições de colaborar com a investigação das estruturas sociais, ao mesmo tempo nota-se que possui dificuldades de explicar como é o elo da estrutura e da ação. O conhecimento definido por Bordieu chamado praxiologia refere-se a alternativa capaz de solucionar os problemas apresentados no objetivismo e no subjetivismo.A praxiologia identifica estruturas objetivas externas do indivíduo, mas tambem , de que forma essas estruturas são interiorizadas no sujeito.Bordieu então nomeia “habitus” conjuntos de ações estruturadas de acordo com o meio social do individuo.Neste caso “habitus” seria a ligação da estrutura e a prática.Afirmava que a “matriz de percepção e apreciações ”originar-se-iam da função de um ser na posição social que vivenciava uma série de experiências e que implicaria nas ações futuras.Essa conceituação de “habitus” levou Bordieu assegurar a existência de uma estrutura social objetiva, que se baseia em várias relações de luta e dominação de classes, das quais os indivíduos participam sem ter consciência da colaboração que produzem .Assim sendo, a proposta de Bordieu tem por finalidade a conceituação da palavra “habitus”, como forma de suplantar o objetivismo e o subjetivismo.
Palavras-chaves:  praxiologia.“habitus”. objetivismo.


Referências
NOGUEIRA, Maria Alice.NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bordieu e a Educação 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp 23-31

TRABALHO PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL
ALUNA:POLIANA CRUZ PINHEIRO  CÓDIGO:1170AL127

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