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quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Resumo Informativo-Bordieu e a Educação
Capítulo 04- A escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais

O presente trabalho tem por objetivo mostrar o pensamento Bourdieusiano sobre a escola e as desigualdades existentes e como é o processo. Ele aponta para o principio de inteligibilidade: o “das relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes.”A teoria aponta que a escola e o trabalho pedagógico desenvolvidos só podem ser compreendidos, quando relacionados ao sistema das relações entre as classes.O ponto de partida do raciocínio bordieusiano se encontra na noção de arbitrário cultural.Os valores arbitrários capazes de se impor como cultura legitima seriam aqueles sustentados pelas classe dominantes.A cultura escolar,socialmente legitimada, seria, basicamente, a cultura imposta como legitima pelas classes dominantes .Bordieu compreende a relação de comunicação  pedagógica (o ensino) como uma relação igualitária, que reproduz e legitima, desigualdades pré-existentes.Para ele, esse domínio variaria de acordo com a maior ou menor distancia existentes entre o arbitrário cultural apresentado pela escola como cultura legitima e a cultura familiar de origem dos alunos.A problemática central do sociólogo é de que ao dissimular que sua cultura é a cultura das classes dominantes, a escola dissimula igualmente os efeitos que isso tem para o sucesso escolar das classes dominantes.A pesquisa ainda retrata que o efeito de legitimação cai sobre as duas camadas sociais.O resultado define que a sociedade produz(e a escola reproduz) uma oposição entre os dois modos diferentes que os indivíduos apresentam –de acordo com sua origem social- de se relacionar com o mundo da cultura, e isso desde o nascimento.A ideia de uma “pedagogia racional”, seria para Bordieu como uma solução para a lógica (perversa)de acumulação ao privilegio cultural por meio da escola que faz com que o capital cultural permaneça sempre na mãos daqueles que já o detém desde a primeira infância. 

Palavras- Chaves: Arbitrário cultural.cultura escolar.capital cultural

Referências: NOGUEIRA, Maria Alice.NOGUEIRA,Cláudio Marques Martins. Bordieu e a Educação 2 ed.Belo Horizonte:Autêntica, 2006, pp.83-101

PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL
POLIANA CRUZ       CÓD:1170AL127

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