Bordieu e a Educação-Resumo Informativo
Capítulo- 03 A herança familiar desigual e suas implicações escolares
O principal objetivo deste trabalho caracteriza-se na análise de Bordieu, na qual ele enfatiza que o individuo é caracterizado por componentes objetivos, externos ao individuo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar. O capital cultural possui um enorme poder no que diz respeito na definição do destino escolar, já que esse capital favorece o desempenho na escola.A escola cobra dos alunos um certo padrão de comportamentos na qual essas urgências só podem ser atendidas por quem foi ( na família) socializado nesses mesmos valores.Bordieu em seu ponto de vista, afirma que pelo acúmulo histórico, experiências de êxito e de fracasso, os grupos sociais construiriam o conhecimento.A causalidade do provável diz que os indivíduos internalizam suas chances de acesso a um bem(material ou simbólico).Aquilo que se herda culturalmente depende não só do sucesso escolar juntamente com o interesse, mas tambem do grau em que seu êxito social depende de seu êxito escolar.A questão do retorno provável, que designa que o grau de investimento na carreira escolar é quem estima o que se pode obter com o certificado escolar, nas diversas áreas da vida.A pesquisa bibliográfica realizada pelos autores diz que Bordieu tambem analisa a condição de cada grupo social adotar estratégia diante da escola e dos estudos, em função das situações objetivas.
A- As classes populares e a lógica da necessidade
Na área escolar, de algum modo a s chances são reduzidas devido ao êxito ou derrotas parciais, por falta de recursos econômicos, sociais e culturais.
B- As classes médias
No ponto de vista de Bordieu, as classes médias são intermediárias, entre o espaço das classes sociais onde acontece a situação e equilíbrio estável.
C- As elites
Considerada a classe dominante, ela é estruturada na distribuição dos diferentes tipos de capital.Uma das características se baseia nos habitus que diz como é a conduta, ou seja, como ser diferente dos demais, o que Bordieu chama de “estilo de vida”.Já na educação, procuram diferenciar-se procurando praticas culturais para manter raridade única.
Palavras- Chaves: Capital cultural.classes.
Referências: NOGUEIRA, Maria Alice.NOGUEIRA,Cláudio Marques Martins. Bordieu e a Educação 2 ed.Belo Horizonte:Autêntica, 2006, pp.59-82
PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL
POLIANA CRUZ CÓD:1170AL127
Nenhum comentário:
Postar um comentário